Qual a importância de um sistema ERP para empresas de varejo?

Qual a importância de um sistema ERP para empresas de varejo?

Você conhece as vantagens de implementar um software de gestão ERP nas empresas de varejo? Sabe qual a importância do sistema ERP? Em um mercado cada vez mais competitivo, sobressaem as organizações que conseguem otimizar o tempo de execução das atividades, reduzir os custos e aumentar a produtividade. Com um fluxo de tarefas mais dinâmico e flexível, é possível alcançar melhores resultados e ter uma gestão mais eficiente.
Os softwares ERP (Enterprise Resource Planning) atuam como centralizadores de informações, ou seja, todos os dados referentes aos processos operacionais, administrativos e gerenciais da empresa passam a integrar uma mesma plataforma, o que oferece ao gestor uma visão ampla de todo o negócio e melhor visibilidade de todo o desempenho da organização.
Mensurar as vendas, avaliar o estoque, reestruturar a formação de preços são apenas algumas das vantagens dos softwares ERP. Confira os benefícios que os sistemas ERP podem promover para empresas varejistas!
 
Automação Comercial
No varejo o ponto de venda (checkout) é sagrado. São várias razões que fazem com que o checkout seja uma das áreas de atenção do empresário. É no checkout que se materializa a venda e o dinheiro que entra no caixa da empresa. Também é de lá que o cliente tem a última experiência com a loja.
Por isso, o ponto de venda deve ter duas características difíceis de conciliar: velocidade e segurança. Com a automação comercial, utilizando equipamentos e softwares próprios para o varejo, o empresário consegue alcançar ambos os objetivos. Assim o empresário conseguirá se dedicar a outras atividades da loja, o que renderá muito mais resultados para a gestão.
 
Maior Controle de Estoque
Para uma empresa varejista, manter um estoque organizado e controlado é uma das atividades mais importantes. Caso isso não ocorra, o fluxo operacional é comprometido e outros processos passam a não funcionar.
Com um sistema ERP, a ineficiência nos processos operacionais é eliminada, uma vez que as informações passam a compor automaticamente um único sistema. Todos os setores têm acesso às movimentações efetuadas na empresa, integrando dados e possibilitando avaliação em tempo real, uma vez que os dados ficarão na nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora.
O que antes era realizado manualmente — por meio de planilhas —, com um sistema ERP passa a ser feito em tempo real e de forma automatizada, sendo possível integrar as informações dos setores de compras, vendas, logísticas e outros.
 
Redução de Custos
O que não se mede não pode ser gerenciado. Com o uso de um sistema ERP é possível reduzir custos e otimizar o tempo das atividades, produzindo mais e em menor tempo.
Por meio das informações disponibilizadas em tempo real, o gestor pode conhecer os setores que estão apresentando maiores custos de produção e estabelecer medidas que reduzam ou eliminem desperdícios, identificando onde estão os gastos a serem cortados dentro da empresa.
 
Planejamento Mais Eficiente
Para uma empresa de varejo, o uso de um sistema ERP passa a ser a chave para o sucesso. Com a necessidade de conhecer a real situação da empresa, os gestores podem contar com informações atualizadas e integradas aos mais diversos setores da organização.
Sabendo o que cada setor representa em relação aos demais e quais são as principais defasagens de cada um, é possível estabelecer um planejamento que reduza ou elimine os problemas que impossibilitem melhor desempenho. Além disso, será mais fácil implementar ações realistas de curto, médio e longo prazo e que possam contribuir para o alcance de melhores resultados.
 
Facilidade na Implementação de Estratégias de Promoção
Com informações reais e confiáveis em mãos, o gestor pode avaliar suas estratégias de vendas e estabelecer promoções para os clientes. Ou seja, quando o controle de estoque é feito de forma eficiente, é possível saber quais itens estão tendo maior saída e quais estão encalhados.
Sabendo disso, a equipe de vendas poderá reavaliar a precificação para saber se o preço está muito abaixo do mercado, o que pode estar implicando prejuízos. Além de tudo, ao conhecer a validade dos produtos é possível estabelecer promoções que estimulem maior procura e consumo destes.

Fonte: www.infovarejo.com.br