O sucesso de Pokémon Go é inquestionável: no mercado norte-americano, ele ultrapassou o Tinder em popularidade na primeira semana de lançamento, já encostou no Twitter em número de usuários ativos e deixou até o aplicativo do Facebook para trás em termos de engajamento. No Brasil, o jogo ainda não foi lançado e não pode ser baixado diretamente do Google Play — o que não nos impediu de instalá-lo.
No último sábado (9), Pokémon Go havia sido instalado em 1,74% de todos os aparelhos com Android no Brasil. O número, revelado ao Tecnoblog pela consultoria SimilarWeb, parece até pequeno, mas lembre-se de que estamos falando de um mercado que vendeu mais de 100 milhões de smartphones nos últimos dois anos — dos quais 90% eram Androids.
As instalações de Pokémon Go no Brasil vêm, em grande parte, do APK Mirror, que faz um espelho de aplicativos de Android e não impõe as restrições geográficas da Play Store. O site explodiu em acessos, passando de 600 mil para mais de 4 milhões de visitas diárias. O Brasil foi o segundo país que mais baixou o APK de Pokémon Go, sendo responsável por 8,2% do tráfego do APK Mirror, logo atrás dos Estados Unidos (10,8%).
Os países com as maiores penetrações de Pokémon Go nos Androids são Nova Zelândia (16,04%) e Austrália (15,13%), os primeiros a receberem o jogo, seguido dos Estados Unidos (10,81%). Entre os vizinhos da América do Sul, ainda estamos atrás do Chile (2,8%) e Peru (2,3%), que também não receberam o jogo oficialmente.
Fonte: tecnoblog.net/